TOPO-PAGS-4

A História da Faculdade Plus – PLUS, que está alicerçada na experiência acumulada de um grupo de educadores, dentre os quais, destaca-se o professor Cleison Luís Rabelo, natural do município de Alto Santo – CE e filho de uma das primeiras professoras a atuar como alfabetizadora na região.

Desse modo, a história desse mantenedor e diretor geral da IES está intimamente condicionada permanentemente à educação em seu sentido restrito, haja vista, além de sua origem familiar, ter prosseguido seus estudos iniciais a partir de movimentos católicos como seminarista.

Como profissional, em sua terra natal, Alto Santo – CE, o professor Cleison Luis Rabelo exerceu as seguintes funções: professor do Centro Educacional Alexandrino Diógenes; professor temporário da rede estadual nas escolas Francisco Nonato Freire e Urcesina Moura Cantídio; Secretário Municipal de Educação (2004) e Secretário Municipal de Cultura (2005).

Porém, inquieto com suas expectativas acerca da educação brasileira, o professor Cleison Luis Rabelo criou o Instituto Teológico Padre Giuliano – ITEPAGI, que tem por finalidade a elaboração e execução de projetos na área de educação, cultura e assistência social, bem como o desenvolvimento de cursos de nível básico, técnico e de formação continuada, além da geração de tecnologias voltadas para o interesse social e o desenvolvimento das comunidades em geral.
A partir dessa expectativa, o professor Cleison Luis Rabelo comprova empiricamente que é possível propiciar às dezenas de jovens alto-santenses, a oportunidade de se capacitarem para novos empreendimentos e novas conquistas, galgando novos lugares sociais e auxiliando a comunidade em seu desenvolvimento histórico, econômico e social.

No que concerne ao contexto regional em que se insere a IES, há que se destacar que os idealizadores deste projeto ousado e visionário, fizeram um amplo estudo antes da sua implantação, considerando, inclusive cenários determinantemente pessimistas para a efetivação do mesmo.

A Faculdade Plus – PLUS está localizada na Fortaleza – CE capital do estado do Ceará, situado na região Nordeste do país. Está localizada no litoral Atlântico com 314,930 km² de área e 2 609 716 habitantes estimados em 2016. É a cidade nordestina com a maior área de influência regional e possui a terceira maior rede urbana do Brasil em população.

A PLUS nasce com o propósito de participar ativamente da construção de uma nova sociedade, transformando pessoas e realizando sonhos!

MISSÃO:
Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental da sociedade cearense e brasileira, a partir da oferta de cursos superiores de graduação e de pós-graduação, articulando de maneira indissociável o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, bases da Educação Superior.

VISÃO:
Ser uma referência em Educação e Formação de Professores no Estado do Ceará, orientada para o mercado de trabalho, para a melhoria da educação em todos os níveis e para a formação de cidadãos atuantes e criativos.

VALORES:
– Educação como meio de transformação.
– Sustentabilidade socioeconômica e ambiental.
– Valorização da cultura regional e brasileira.
– Formação centrada na ética e na valorização do ser humano.
– Seres humanos comprometidos, respeitados e cientes de seus papéis frente à sociedade.
– Egressos com consciência acerca de suas histórias de transformação frente a si e ao próximo.