Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


RESOLUÇÃO PGN. 03, DE 25 DE JULHO DE 2019.

COORDENAÇÃO: Cleison Luis Rabelo  e  Renata  de Arruda Câmara Silva

CARGA HORÁRIA: 490h

OBJETIVO GERAL:

Possibilitar ao profissional da Educação Infantil aprofundar e aprimorar os diferentes saberes, para subsidiar na ação reflexiva e comprometida com a práxis do trabalho educacional com crianças, tendo um olhar sobre esta, a partir do desenvolvimento bio-psico-social, e em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais da  BNCC. Habilitar o profissional para lecionar em cursos superiores e realizar pesquisas nesta área do saber.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Desenvolver um aprofundamento de conhecimentos na área de Educação Infantil, possibilitando formar profissionais para uma atuação competente junto à criança de zero a cinco anos.

 Contribuir para a reflexão crítica acerca da Educação Infantil de nosso país para a construção de possibilidades efetivas de avanço na área.

Refletir através do estudo dos fundamentos e diretrizes da Educação Infantil no Brasil, bem como do acesso às atividades práticas direcionadas para esta etapa do ensino, com foco no desenvolvimento da criança a partir de suas especificidades.

Compreender a legislação vigente, as políticas públicas educacionais que visam o desenvolvimento da Educação Infantil, principalmente no que se refere às Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica.

Desenvolver práticas pedagógicas com os docentes, criando estratégias de intervenção conforme a sua realidade social, através do conhecimento de materiais didáticos, jogos, brinquedos brincadeiras e demais experiências de interação capazes de proporcionar aprendizagem para as crianças de 0 a 5 anos

PÚBLICO ALVO:  Graduados da área da educação e  áreas afins.

MATRIZ CURRICULAR

  • Pluralismo Cultural
  • Didática do Ensino Superior
  • Teorias e Tendências Pedagógicas
  • BNCC e seus Fundamentos: Educação Infantil
  • Educação Infantil e Inclusão
  • Teorias Cognitivas da Aprendizagem
  • Metodologia da Pesquisa em Educação
  • Afetividade na Educação Infantil
  • Gestão, Liderança e Motivação em Sala de Aula
  • Seminário I: Religião, Família e Escola
  • Seminário II:  Brincadeiras e Interação
  • Fundamentos da Arte Educação na Educação Infantil
  •  Psicomotricidade na Educação Infantil
  • Ludicidade na Educação Infantil
  • Língua Brasileira de Sinais –LBS
  • Felicidade e Qualidade de Vida  
  • Orientação de TCC