Gestão, Coordenação e Supervisão Educacional

Gestão, Coordenação e Supervisão Educacional


RESOLUÇÃO PGN. 05, DE 28 DE AGOSTO DE 2019.

COORDENAÇÃO: Cleison Luis Rabelo e Renata de Arruda Câmara Silva

CARGA HORÁRIA: 570h

OBJETIVO GERAL:
Especializar profissionais para compreender e participar da Gestão do Trabalho Pedagógico, especialmente no que se refere ao planejamento, à coordenação, ao acompanhamento, a avaliação de planos e projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação das políticas educacionais em sistemas de ensino e em processos educativos não escolares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
.Elaborar, desenvolver, acompanhar, coordenar e avaliar projetos pedagógicos em instituições públicas e privadas de educação escolar e não escolar;
.Conceber o processo de gestão educacional como uma práxis pedagógica administrativa, atuando na coordenação e supervisão de projetos pedagógicos em instituições educativas, no gerenciamento de recursos financeiros de projetos educacionais, na coordenação pedagógica em unidades escolares de ensino, na gestão e administração escolar; na gestão de pessoas em unidades de ensino, empresas e entidades e na elaboração, coordenação e gestão de projetos pedagógicos voltados para a formação de pessoal em empresas públicas e ou privadas;
.Refletir sobre a atuação da coordenação pedagógica nas articulações de todas as instâncias formativas da escola (da gestão da sala de aula, das dificuldades de aprendizagem dos alunos ao currículo);
.Orientar na organização de políticas públicas para diversas áreas da educação e também atuar em projetos educacionais na área da diversidade cultural;
.Discutir o sistema familiar contemporâneo e sua relação com a escola;
.Prestar serviços de assessoria pedagógica e consultoria de educação em diferentes espaços onde ocorrem processos educativos.

PÚBLICO ALVO: Graduados da área da educação e áreas afins.

MATRIZ CURRICULAR

  • Didática do ensino superior
  • Metodologia da pesquisa em Educação
  • Teorias e tendências Pedagógicas e seus pressupostos
  • Pluralismo Cultural
  • Teorias Cognitivas de Aprendizagem
  • Planejamento Educacional e o Projeto Político e Pedagógico- PPP
  • Liderança e Motivação
  • Gestão financeira e patrimonial
  • Coordenação e supervisão escolar
  • Avaliação da aprendizagem e institucional
  • Políticas públicas, legislação e financiamento da Educação
  • Educação inclusiva e diversidade educacional
  • Língua brasileira de sinais- LBS
  • Novas tecnologias educacionais
  • Introdução ao Coaching
  • Gestão de conflitos no ambiente educacional
  • Felicidade e Qualidade de Vida
  • Orientação do artigo científico