Políticas Públicas e Sociais

Políticas Públicas e Sociais


O curso busca contribuir na formação de especialistas que possam atuar em programas, e projetos que desenvolvem serviços sociais destinados a promoção e defesa de direitos, que tenham compromisso com o bem-estar da sociedade, que reflita sobre o papel do Estado nas relações entre o público e o privado, que seja capaz de elaborar e implementar projetos sociais e que reúna conhecimentos integrados para atuar em nível regional e nacional, e que exerça a pesquisa como parte relevante do exercício profissional em programas e projetos na área das políticas públicas.

OBJETIVOS:
Discutir as competências e as práticas profissionais realizadas nas Políticas Públicas e Sociais brasileira, por entender que essa discussão se faz necessária no atual contexto de nossa sociedade em que a democracia está presente, porém, a área social ainda requer cuidados e olhares, sejam do ponto de vista social, político, econômico e/ou cultural. Portanto, há a necessidade de discussões e debates para ampliar as visões dos profissionais que atuam neste segmento.

Público-Alvo:
Profissionais graduados na área de humanas, sobretudo Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Enfermagem, Medicina, Terapia Ocupacional, e na área de ciências sociais aplicadas.

Carga Horária: 450h

Certificação: FAPSS ou FRJ

Pós-graduação lato sensu – Especialização (certificado expedido pelo -Núcleo de Ensino Superior em Ciências Humanas e da Saúde).

Matriz Curricular

 

1 -Psicologia Social
2- Didática do Ensino Superior
3- Políticas Públicas
4- Política Nacional de Saúde
5 -Família e Políticas Públicas
6 – Questão Social e Contemporaneidade
7- Política Nacional de Assistência Social
8 – Política Nacional de Habitação
9 -Gênero, Raça/Etnia, Diversidade Sexual e Políticas Públicas
10 -Elaboração e Planejamento de Projetos Sociais
11 -Políticas de Atendimento à Criança e ao Adolescente
12 -Políticas de Atendimento ao Idoso
13 -Metodologia da Pesquisa
14 -Instrumentalidade nas Políticas Públicas
15- Orientação do TCC – Artigo Científico