Transtorno do Espectro Autista – TEA

Transtorno do Espectro Autista – TEA


 

RESOLUÇÃO PGN. 06, DE 01 DE OUTUBRO DE 2019.

COORDENAÇÃO: Cleison Luis Rabelo e Renata de Arruda Câmara Silva

CARGA HORÁRIA: 600h

OBJETIVO GERAL:
Esta Pós-Graduação,desenvolverá competências (conhecimentos, habilidade e atitudes), métodos e práticas, que buscarão alcançar o nível de excelência desejado para a formação do especialista em TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Pretende-se possibilitar o contato com os mais recentes instrumentos de avaliação e modelos de intervenção sustentados nas práticas baseadas na evidência. A metodologia de ensino/aprendizagem adotada visa desenvolver o raciocínio clínico dos cursistas numa perspectiva de trabalho colaborativo que sustente a capacidade de resolução de problemas, de modo a ampliar a compreensão de concepções acerca do TEA – Transtorno do Espectro do Autismo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Qualificar profissionais para a realização de práticas que respondam aos desafios do processo social e educacional inclusivo que contribuam para o desenvolvimento, autonomia e aprendizagem do aprendiz com TEA (transtorno do Espectro do Autismo).
Reflexão sobre as respectivas implicações para o exercício das tarefas relacionadas aos acontecimentos cotidianos; Analisar os fundamentos do TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), refletindo sobre o contexto contemporâneo que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades;
Aprofundar os conhecimentos sobre TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para a formação do profissional; Desenvolver atividades de pesquisa, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo; Exercitar normas científicas na elaboração de trabalhos acadêmicos tais como: projeto de pesquisa, artigo acadêmico, monografia, entre outros; Favorecer a formação crítica e criativa do cursista, destacando seu papel profissional.
Conhecer, desenvolver e aplicar estratégias de trabalho e orientação para educadores, bem como para as famílias de crianças e jovens com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo).

PÚBLICO ALVO: Profissionais da Educação e da Saúde com bacharelato e/ou licenciatura: Psicólogos, Psicopedagogos, Neuropsicopedagogos, Fisioterapeutas, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais e Psicomotricistas

MATRIZ CURRICULAR

  • Histórico, definição, incidência, e classificações atuais sobre TEA-transtorno do espectro do autismo
  • Manifestações autísticas e graus do TEA- transtorno do espectro do autismo I
  • Manifestações autísticas e graus do TEA- transtorno do espectro do autismo II
  • Causas, fatores de risco e comorbidades, relacionados ao TEA- transtorno do espectro do autismo I
  • Causas, fatores de risco e comorbidades, relacionados ao TEA- transtorno do espectro do autismo II
  • Avaliação e intervenção de indivíduos com TEA, (transtorno do espectro do autismo I
  • Avaliação e intervenção de indivíduos com TEA, (transtorno do espectro do autismo II
  • Tratamentos e terapias alternativas para o TEA(transtorno do espectro do autismo
  • Alfabetização para indivíduos com TEA, (transtorno do espectro do autismo)
  • Práticas de ensino estruturado com TEA e adequação curricular
  • Gestão de cuidados, alimentação, e organização da vida diária
  • Interação social: família /escola / amparo legal e exercício de direitos do indivíduo com TEA, (transtorno do espectro do autismo I
  • Interação social: família /escola / amparo legal e exercício de direitos do indivíduo com TEA, (transtorno do espectro do autismo II
  • Práticas para reabilitação funcional – comunicação e linguagem
  • Metodologia cientifica / estudo de caso I
  • Metodologia cientifica / estudo de caso II
  • TCC- trabalho de conclusão de curso- estudo de caso ( individual)
  • Culminância- apresentação dos estudos de caso
  • Atividades recreativas para educandos com TEA- transtorno do espectro autismo
  • Libras e o TEA